Não é nada difícil encontrarmos pelo caminho a falta de segurança no transporte de crianças na moto e até mesmo na bicicleta, basta sair e procurar pelas ruas.

Talvez, a maioria da população desconheça que o transporte de crianças em quaisquer tipo de veículos duas rodas como motos, bicicletas, motonetas, e bicicletas motorizadas conhecidas como ciclomotores, devem estar dentro da lei conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Inciso V, do Artigo 244.

O Código de Trânsito é bem claro, e diz que somente crianças a partir de 7 anos é que podem ser transportadas em veículos de duas rodas, pois, tem condições de cuidar da própria segurança, na verdade significa que conseguem apoiar os pés inteiros nas pedaleiras da moto.

Fonte: www.mn1.com.br acessado em 2017 ” Algumas provas que o Brasil aceitava tudo nos anos 80 e 90 ”

O problema da altura é um assunto que preocupa, por isso, existe um projeto de lei para elevar a idade mínima no transporte de crianças na moto de 7 para 11 anos, justamente pensando na segurança da criança, pois, no caso de não alcançar totalmente os pedais, os pés podem enroscar facilmente na roda, provocando lesões, e até acidentes graves.

É bom salientar que a criança pode andar na moto somente na garupa a partir de 7 anos de idade, mesmo assim, desde que consiga apoiar os dois pés inteiros nos pedais, senão, o condutor é multado da mesma forma com uma infração Gravíssima, 7 pontos na carteira, multa de R$ 293,47, e o veículo ainda, pode ficar retido.

Veja também a tabela de infrações de trânsito.

Claro, que embora transporte uma criança na moto, dentro das normas de segurança como a idade acima de 7 anos e alcance os pedais com facilidade, o motociclista pode ser multado do mesmo jeito, caso ela esteja doente, seja portadora de alguma deficiência, ou, esteja com braço ou perna engessada, e a multa também será considerada gravíssima.

Fonte: www.osul.com.br acessado em 20/04/2017 ” Vídeo flagra criança dormindo na garupa de uma moto em movimento ”

Para garantir a segurança das crianças e, prevenir outras multas, além de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório a utilização de um capacete bem firme na cabeça e que seja de acordo com seu tamanho e idade, e também devem permanecer o tempo inteiro com a viseira abaixada, ou, estar com óculos de proteção, tudo para protegê-los, caso aconteça algum acidente.

Os capacetes feitos para crianças assim, como para adultos, também devem ter o selo do INMETRO, que garante a procedência, testes de qualidade e durabilidade do produto, e embora a maioria tem data de validade, caso note rachaduras, fissuras estranhas, ou, falta de enchimento interno da peça, é sinal que precisa ser substituído por um novo.

Fonte: www.revistamundomoto.com.br acessado em 20/04/2017 ” Com qual idade a criança pode ser garupa? ”

Segurança no transporte de crianças na bicicleta

Já para o transporte de crianças na bicicleta, não existe idade mínima, somente deve haver o bom senso do ciclista, e levar a criança sentada na cadeirinha própria que pode ser encontrada nas lojas de equipamentos e acessórios para ciclistas, e fique atento, porque preços diferentes, indicam que são para idades diferentes.

 

O INMETRO não valida as cadeirinhas, que já vem com cinto de segurança preso, além de ter uma presilha indicada para prender os pés da criança na bicicleta para evitar acidentes, e podem ser transportadas atrás do ciclista, ou, na parte da frente, ideal para os pequenos de até 15 kg que podem até dormir, sempre encostados num travesseiro macio.

Interessante frisar que o Código de Trânsito Brasileiro Artigo 244, Parágrafo 1°, proíbe o transporte de crianças fora da garupa ou das cadeirinhas especiais que são ideais para o transporte dos mais novinhos, assim como de qualquer outro passageiro inclusive adultos, quer dizer que transportar algum adulto sentado no cano da bike é proibido por lei e também passível de multas.

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Numero *

 

Publicações Recentes

 

Como é a moto movida a bacon?

bom saber que existem outros tipos de combustíveis alternativos que podem substituir a gasolina. Como o diesel e o álcool, mesmo porque tudo que vem da natureza um dia pode faltar. Agora imaginar uma moto movida a bacon, é exagero não acha? O interessante é que não é exagero algum. Realmente teve uma moto que acabou

ler mais

Quando vão sair as motos elétricas da Harley-Davidson?

Se a promessa de Matt Levatich, CEO da Harley-Davidson. Se cumprir, a marca norte-americana colocará no mercado suas primeiras motos elétricas em 2019. Só terá um pequeno porém. As motos não terão uma das principais caraterísticas da marca: o compassado e forte ruído dos grandes motores “V2″. Que emociona os mais …

ler mais

Moto Kawasaki Ninja 400. Qual o seu desempenho?

Durante o 45 º Tokyo Motor Show em Novembro de 2017 foi anunciado que a Kawasaki Ninja 400 vem para substituir aos poucos a Ninja 300 comercializada no Brasil. A Kawasaki 400 vem com motor de dois cilindros paralelos, seu visual esportivo foi inspirado em modelos maiores, tem freios ABS, ganhou mais potência e ficou …

ler mais

1º ANIVERSÁRIO, DO “JUSTICEIROS SELVAGENS MC”

VOCÊ E SUA FAMÍLIA SÃO OS NOSSOS CONVIDADOS!!! NOS DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO DE 2013 ESTAMOS COMEMORANDO O 1º ANIVERSÁRIO, DO "JUSTICEIROS SELVAGENS MC" INICIAREMOS O EVENTO ÀS 14:00 HS COM MUITO ROCK.LOCAL COM TODA INFRA ESTRUTURA E SEGURANÇA: ÁREA DE...

ler mais

Via Brasil Moto Clube

Herdando experiências de verdadeiros estradeiros, e assimilado  conhecimentos futuros com uma nova  visão de Moto Clube, formou-se, então, o VIA BRASIL MOTO CLUBE, nome este extraído  pelo seu fundador  nas  suas dezenas de viagens pelo Brasil. (Norte a...

ler mais

Como deve pilotar a moto quando leva carona

Garupa é o nome do banco da motocicleta atrás onde senta o piloto. Reservado para dar carona, até aqui não é novidade. O que muita gente não sabe, é o que acontece com a moto quando leva garupa. O que pode causar uma simples atitude como essa.
Como o assunto pode interessar para muitos, principalmente aos novatos …

ler mais

Mitos e verdades sobre o catalisador de moto

Componente essencial para a diminuição dos gases poluentes provenientes da motocicleta, o catalisador ainda gera muitas dúvidas aos motociclistas, por isso a Umicore ajuda a esclarecer dúvidas sobre a peça. O catalisador compromete o desempenho das motocicletas -Mito: De acordo com gerente Comercial da Umicore, Cláudio

ler mais

Problemas de partida da moto. O que pode ser?

Imagine levantar pela manhã de disposição para trabalhar ou apenas para curtir o dia. E descobre que a moto está com problemas de partida. O que pode ser? A explicação simples poderia ser atribuída a bateria, ou, ao combustível. E certamente são os problemas de partida mais comuns de acontecer e fáceis de …

ler mais

O que fazer quando a moto quebra na estrada

O verão é um convite a mais para curtir passeios e viagens de moto! Basta uma programação, planejar com antecedência cada aventura e torcer para que tudo dê certo, mas, e quando a moto quebra na estrada, como proceder?
Embora os itens básicos foram checados antes de pegar a estrada, problemas insperados surgem

ler mais

Pneu da moto. Como fazer ele durar mais

Como pneu da moto pode durar mais? Será possível prolongar realmente a durabilidade? Pode parecer duvidoso, mas, basta uma atenção a mais para garantir que a vida útil seja maior.

Essa atenção é referente a atitudes muitas vezes feitas as pressas e que podem comprometer o pneu da moto. Sendo que as vezes a única…

ler mais

Como será a nova Moto Apache RR 310

A montadora indiana TVS divulgou um vídeo mostrando os primeiros detalhes de seu próximo lançamento. Ainda com poucos detalhes revelados, o futuro modelo será a moto Apache RR 310 e as imagens mostram se tratar de uma esportiva carenada. No Brasil, os produtos da TVS...

ler mais

Como deixar o escapamento da moto brilhando

Quando o assunto é limpeza de moto, tudo deve ser feito no capricho. Um simples detalhe esquecido como escapamento opaco afeta todo o visual. Portanto nada de preguiça, arregace as mangas e aprenda algumas dicas de como deixar o escapamento da moto...

ler mais

Quando chegará a Vespa Elettrica na Europa

Quando chegará a Vespa Elettrica  A Vespa vai ganhar uma versão elétrica em 2018. Revelação da marca de Pontedera no Salão de Milão. A Vespa Elettrica que já apareceu como conceito. Foi confirmado para entrar em produção no ano que vem e deverá chegar em...

ler mais