Manter o olho na bateria da moto é uma das ações importantes para o motociclista que não pode ficar um dia sequer sem a companheira de duas rodas, afinal, é o instrumento de trabalho para a maioria, então, prejuízo do tempo parado+troca da bateria, é igual a um bom prejuízo na carteira.

De uma maneira geral, a maior parte das baterias são seladas e tem uma duração aproximada de 2 a 3 anos dependendo do uso e cuidados do motociclista, e não necessita de manutenção.

Já as chamadas baterias convencionais geralmente encontradas em motos mais antigas, tem uma duração aproximada de no máximo  1 ½ ano, sobretudo se a moto for com injeção de combustível.

Sempre que a bateria da moto estiver fraca ou com defeito, vai apresentar sinais identificando que está na hora da troca por uma nova, começando pela partida elétrica que demora cada vez mais para pegar, o motor gira mais devagar, e também morre a todo instante.

O estado da bateria da moto pode ser agravado mais rápido na época do inverno devido as baixas temperaturas dificultando a partida pela manhã, e pioram ainda mais, quando ficam paradas sem uso por dias, já que o motor não tem força para girar devido ao óleo mais grosso no frio.

Além disso, o tempo úmido prejudica o sistema elétrico e pode queimar até lâmpadas iniciando um consumo exagerado de carga, ou seja, caso a tensão elétrica na bateria da moto ficar baixa demais, a bobina de ignição e a bomba de combustível não trabalham com as funções normais, então, basta acender a luz de freio para que a moto pare de vez.

Em casos em que o motociclista viaja deixando a moto na garagem sem ligar, o mais indicado é desconectar os cabos da bateria, assim, não tem como descarregar, mas, é preciso que se lembre onde cada cabo deve ser conectado para que volte a funcionar, na dúvida, antes de retirar, fotografe no celular para ver as posições.

Como desconectar/conectar os cabos da bateria com segurança?

1 º Passo: Desconecte o cabo negativo, e em seguida o positivo que é protegido por uma capa de borracha que impede de ocorrer um curto;

2 º Passo: Para conectar, é ao contrário. Conecte primeiro o cabo positivo, somente depois, é que o cabo negativo deve ser conectado.

 

Também quem utiliza a moto somente de vez em quando, como em finais de semana, é bom ficar de olho na bateria da moto que pode descarregar rapidamente, já que o ideal para manter a carga é andar 5 km por dia, isto seria suficiente para prolongar a vida útil.

Existem outros agravantes que podem consumir rapidamente a bateria quando ficam dias parada sem uso, é quando as motos estão equipadas com alarmes e rastreadores, pois, acessórios como esses gastam em demasia e se a bateria estiver fraca, já era.

As vezes pode acontecer da bateria ser relativamente nova, e começa a apresentar sinais que está com problemas como dificuldade em dar a partida e falhas no motor, isso, pode ser causado pelo zinabre que se instalou nos cabos da bateria da moto, que nada mais é, do que uma oxidação excessiva geralmente na cor branca.

 

Essa oxidação impede a passagem da corrente elétrica afetando a bateria da moto, felizmente a solução é simples:

  • É só remover os cabos e limpar com uma estopa molhada em água quente, ou, se preferir, pode adicionar um pouco de querosene na água. Lembre-se de fazer esse serviço com luvas.

Como prolongar a vida útil da bateria convencional?

A manutenção é simples:

  • A bateria deve ser completada com água destilada ou desmineralizada, sem que o nível máximo seja ultrapassado;
  • O melhor é levar a moto no Centro Automotivo de confiança para verificar como está a carga, e medir a densidade da solução para saber se não está no momento de trocar;

Caso a bateria da moto dê pane mesmo com a manutenção e cuidados em dia, pode ser feito a chupeta, ligando os cabos a outra moto para não ter que chamar um reboque, mas, não é aconselhável dar o tranco para fazer pegar na marra, pois, pode danificar de verdade a moto, principalmente as mais novas com injeção eletrônica.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o Numero *

 

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

 

 

Publicações Recentes

 

Como será a nova Moto Apache RR 310

A montadora indiana TVS divulgou um vídeo mostrando os primeiros detalhes de seu próximo lançamento. Ainda com poucos detalhes revelados, o futuro modelo será a moto Apache RR 310 e as imagens mostram se tratar de uma esportiva carenada. No Brasil, os produtos da TVS...

ler mais

Como deixar o escapamento da moto brilhando

Quando o assunto é limpeza de moto, tudo deve ser feito no capricho. Um simples detalhe esquecido como escapamento opaco afeta todo o visual. Portanto nada de preguiça, arregace as mangas e aprenda algumas dicas de como deixar o escapamento da moto...

ler mais

Quando chegará a Vespa Elettrica na Europa

Quando chegará a Vespa Elettrica  A Vespa vai ganhar uma versão elétrica em 2018. Revelação da marca de Pontedera no Salão de Milão. A Vespa Elettrica que já apareceu como conceito. Foi confirmado para entrar em produção no ano que vem e deverá chegar em...

ler mais

Como escolher uma empresa de motoboy

Uma das melhores maneiras para garantir a venda é agilizar na hora da entrega sejam com pequenos produtos, ou, documentos necessários para a concretização do pedido. Nesse momento, é imprescindível já ter a pessoa certa para o serviço. Por isso, é...

ler mais

Novembro Azul. 2e4rodas apoia essa causa

Cuide da sua saúde para desfrutar férias. Faça revisões Perióticas. Lembre-se: Prevenir é melhor do que remediar. Sua família e seu carro agradecem Aproveita o melhor da vida com segurança! Veja o Elevador Hidráulico clicando aqui   Nota Imagens meramente...

ler mais

Por que pilotar sem camisa da multa

Um assunto que sempre gera polêmica nas conversas entre motociclistas é, pilotar sem camisa dá multa? Esta é uma conversa que não tem muito o que discutir, mesmo porque, basta dar uma lida nas normas impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro para saber...

ler mais

Quais são os melhores aplicativos para motociclistas

É difícil encontrar alguma pessoa que não esteja conectada ao celular. É quase impossível, também com tantos aplicativos interessantes. Principalmente os úteis que facilitam muitas tarefas diárias. Como os aplicativos ideais para motociclistas mostrados...

ler mais

Quais são as dicas para fazer a troca de óleo

Porque o óleo é importante para a moto A vida útil das motos, assim, como de carros, dependem da troca regular do óleo do motor. Só que na moto o óleo lubrifica o motor e também o câmbio. Senão, o atrito do câmbio acaba gerando partículas de metal que...

ler mais

Dias das bruxas

Dia das bruxas Dia de magia Tudo se enfeita de abóboras Com feitiçaria a vibrar,e as pessoas a …

ler mais

Como limpar e conservar a sua moto

A limpeza e a conservação da moto, são atitudes para motociclistas dedicados que gostam de ver que continua com “cara de nova,”assim, fica muito mais…

ler mais