A época de chuvas é quando o motociclista precisa colocar em prática toda a habilidade de pilotagem, claro que todo cuidado é pouco, visto que algumas dicas para pilotar na chuva são necessárias conforme é explorado neste artigo.

Basta o tempo fechar para encontrar motoqueiros parados sob viadutos vestindo trajes apropriados de capa e botas ou galochas como alguns chamam, ou enfiando os pés dentro de sacolas plásticas e sem constrangimentos, porque nesse caso o importante é ficar seco.

É importante dizer que apenas a habilidade do piloto não é suficiente para que não sofra uma queda, ou, escorregue numa pista molhada geralmente com restos de óleo, ou terra, principalmente quando são as primeiras chuvas que estão a molhar o chão.

O ponto principal que ajuda consideravelmente para que o motociclista não escorregue em dias de chuva, são os pneus, os responsáveis em evitar ou a causa de muitos acidentes, inclusive fatais, por isso, o foco deve ser neles.

Fonte : rabiscunhando.wordpress.com         acessado em 03/03/2017 “Vida de moto: Pilotando na chuva’

Claro, que entre as dicas para pilotar na chuva, a 1ª sem dúvida é, jamais se arrisque a atravessar locais alagados achando que será fácil, pois, assim, que a moto parar, começa a flutuar, então, já é tarde, pois a correnteza vai arrastar facilmente a moto, e claro, que o motociclista não vai largar a amiga inseparável, é nesse momento que as tragédias acontecem.

Então, o melhor a fazer, é contornar e não atravessar locais como esses, mesmo assim, o fato é que a chuva já torna o piso escorregadio demais, mas, grande parte das quedas acontecem também devido as condições extremas dos pneus, entre outras é claro, entenda melhor conforme mostrado a seguir.

Dicas de como pilotar na chuva

 

Chuva x Velocidade

É, não tem como deixar este item de lado, mesmo sendo algo que todo motociclista sabe de cor!

A importância de se reduzir a velocidade para diminuir o risco de aquaplanagem, e assim, ter maior aderência é imprescindível, mesmo porque pilotar mais devagar, é não precisar inclinar muito a moto para realizar um retorno que seria perigoso em pistas molhadas, e esses pontos de postura não vem no manual!

Fonte: www.funbike.com.br acessado em 03/03/2017 ” Segurança: saiba como pilotar na chuva ”

Marca e modelo dos pneus

As motos saem de fábrica com pneus que foram testados e aprovados para garantir o desempenho da máquina e a segurança do motoqueiro, e tem um tempo de vida útil que pode ser mais curto ou longo conforme o uso da moto.

No entanto, ao trocar os pneus é aconselhável que siga as recomendações que constam no manual do proprietário, inclusive, alguns fabricantes indicam algumas marcas diferentes para um mesmo modelo, basta que verifique quais são essas opções.

Fonte: www.pontoxp.com acessado 03/03/2017 ” CUIDADOS AO PILOTAR MOTO EM DIA DE CHUVA ”

 

Medida dos pneus

E conforme explicado acima, não só a marca e o modelo de pneu, influencia em evitar uma queda ao pilotar na chuva. As medidas dos pneus também devem ser mantidas conforme consta no manual, pois foram projetados especialmente para aquele tipo de moto, mesmo assim, alguns motociclistas optam em trocar o pneu traseiro por um mais largo.

As consequências podem ser desastrosas, já que pode ocorrer contato do pneu com partes da moto, como na balança de suspensão,

Fonte: www.moto.com.br acessado 03/03/2017 ” Confira dicas para andar com segurança na chuva”

e quem acha que pneu mais largo adere melhor ao piso molhado, engana-se, pois, nesse caso o problema a enfrentar será com a aquaplanagem devido a falta total de aderência ao solo.

Calibragem dos pneus

Os pneus precisam ser calibrados a cada 7 dias, ou, em tempo mais curto para quem roda em média 100 quilômetros diários, e em viagens o ideal é verificar sempre antes de sair das cidades.

A calibragem também deve ser seguida de acordo com o manual, mas, existe a calibragem para pneus frios, ou seja,

Fonte :quatrorodas.abril.com.br       acessado 03/03/2017 ” Pilotando na chuva ”

antes de sair com a moto, e quando já estiver quente o ideal é acrescentar 2 psi ao número já indicado, além disso, algumas motos têm duas indicações, a de piloto, e a de piloto e acompanhante, fique atento.

Pneus desgastados

Com o passar do tempo, o desgaste nos pneus ficam em evidência, isto é observado pois, perdem os sulcos ou ranhuras, no popular significa que estão “carecas”, e isso, tanto na moto como no carro, não é nada bom, pois, perderam totalmente o poder de aderência, é quando numa simples freada as rodas derrapam!

No pneu da moto é fácil de visualizar, pois tem um indicador chamado de TWI (em inglês, sigla para indicador de desgaste), é uma saliência que tem na banda de rodagem a qual indica se o desgaste atingiu o limite permitido.

Existe outro problema frequente que pode ocorrer e o indicador nesse caso não detecta, justamente por ser um ressecamento provocado nas laterais, representado por rachaduras, e o curioso é que aparece devido na lavagem da moto utilizarem nos pneus derivados de petróleo para deixar pretinho.

Fonte: www.arautomotos.com.br Acessado 03/03/2017  ” Dicas de Pilotagem – Pilotando na Chuva.”

Pneus deformados

Uma moto que tenha pneus deformados também faz parte das dicas para pilotar na chuva, afinal, não apresenta nenhum tipo de segurança, e isto acontece porque o índice de aderência ao solo é “zero”. E isto acontece, em motos mais pesadas que permanecem estacionadas durante muito tempo com baixa calibragem nos pneus, o pior acontece nos modelos radiais com a deformação da carcaça, na parte do contato com o solo.

Fonte: motobr.wordpress.com    Acessado 03/03/2017   ” Artigo – Cuidados ao pilotar na chuva !!! ”

A única saída neste caso, é a troca imediata dos pneus antes mesmo de rodar, porque não apresenta nenhuma segurança nem mesmo no asfalto seco. Uma dica para evitar este tipo de prejuízo, é deixar a moto, estacionada com calibragem alta e antes de sair é preciso que retorne a calibragem normal, deixar suspensa é outra dica para prevenir a deformação, além de evitar prejuízos

Depois de ver nossas dicas lembre-se , veja sempre as condições dos seus pneus antes de pilotar, evite lugares alagados e sempre tome cuidado, não só em você e na sua moto, mas em seu redor. Muitos lugares viram um caos quando chove, tanto para  os motorista como para os pedestre. A dica de ouro é: pilote sempre com atenção, e em dias chuvosos atenção redobrada.

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